NOVIDADES / NOTÍCIAS / INFORMAÇÕES

Os golpes mais comuns do consignado, fique atento!

Golpes mais comuns: pagamento antecipado, documentos falsificados, falsos funcionários, portabilidade falsa (fake), assunção de dívida

Pagamento Antecipado

Ao contratar um empréstimo consignado, você não deve pagar nada antecipadamente.
Se te solicitarem PIX, pagamento por boleto ou depósitos. Cuidado é golpe!

Reforçando, não é necessário efetuar nenhum pagamento para fazer solicitação de empréstimo consignado.
Todo contrato é apenas uma formalização do compromisso com o banco.

Documentos Falsificados

Evite assinar documentos em branco, preencher qualquer formulário com seus dados ou entregar seus documentos a qualquer pessoa. Pode ser golpe!

A falsificação do RG, CPF, certidão de nascimento, casamento e comprovante de renda, podem ser realizados facilmente por golpistas.

Em caso de roubo, faça um boletim de ocorrência na polícia e depois cadastre-o no SPC/Serasa.

Falsos funcionários

Se alguém ligar pedindo seus dados pessoais e oferecendo dinheiro. Cuidado é golpe!

Verifique se as instituições financeiras ou bancos estão de fato liberando crédito para você.

Atenção: funcionários do INSS não podem oferecer empréstimos, crédito ou qualquer tipo de serviço financeiro.

Portabilidade Falsa (Fake) ou Golpe do PIX

É a promessa de uma portabilidade atrelada a diversos benefícios de uma operação de consignado já existente, porém, fora da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), desta forma, em desacordo com as normas do Banco Central.

O golpista promete ao servidor, aposentado ou pensionista a quitação do seu empréstimo bancário junto a instituição financeira, mas exige que seja feito um PIX ou pagamento de um boleto para o "negociador" realizar toda a tratativa com o Banco. Após a efetivação do pagamento, a dívida não é liquidada, o golpista retém o valor em seu favor e o cliente acaba com dois descontos em seu benefício.

Assunção de Dívida

Está atrelada a digitação de uma operação de NOVO contrato, onde é oferecido um falso investimento, com a promessa de retorno financeiro dos juros durante o período de pagamento deste empréstimo que é realizado, mas para isso é necessário que o valor do consignado seja transferido ao "especialista de investimento", onde ele será o responsável por investir.

A empresa responsável colhe um contrato de investimento e realiza depósitos/transferências mensais da parcela (com ou sem os reajustes/juros), dando a falsa impressão que de fato está recebendo esse lucro, porém essa devolução ocorre apenas nos 5 primeiros meses após o PIX.

Depois disso, os depósitos/transferências são encerrados e você acaba ficando sem o valor liberado e com os descontos no benefício.

Esse tipo de golpe é aplicado principalmente no convênio Federal (SIAPE), porém, pode ocorrer também no convênio INSS.

Fique sempre atento! Se isso acontecer com você, denuncie.

18/05/2023 (Atualizado: 22/05/2023 18:33)

Crédito fácil, rápido e seguro.
Solicite uma simulação aos nossos especialistas.
Clique aqui!

Simulação

Este website utiliza cookies a fim de melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade