A grande maioria dos bancos já estão aceitando pré-digitação de empréstimo consignado para os beneficiários do BPC/LOAS, mas é importante ficar atento ao percentual de margem que poderá ser utilizado.
A modalidade foi suspensa em março para novos contratos, a partir de determinação da Portaria Nº 1.114. Antes da suspensão o percentual de margem que poderia ser utilizado era de 35% para empréstimo normal, 5% de margem de cartão (RMC) e 5% de margem de cartão benefício (RCC).
A Medida Provisória (MP 1164) que incluiu o empréstimo consignado para os beneficiários do BPC/LOAS foi aprovado apenas o percentual de 30%. Então fique atento, pois se você já tiver utilizado toda a margem de 35% anteriormente, pela nova regra dos 30%, não terá margem disponível para novo empréstimo.
Exemplo de salário mínimo de R$ 1.320:
Margem de 35%: 462
Nova margem de 30%: 396
Margem negativa: -66
Neste caso, resta a opção de tentar um refinanciamento com redução da margem negativa, mas nem sempre sobrará troco na operação, depende muito do saldo devedor e quantidade de parcelas pagas.
Quais os benefícios/espécies estão inclusos no consignado?
87 - Amparo assistencial ao portador de deficiência (LOAS)
88 - Amparo assistencial ao idoso (LOAS)
Golpes / Falsas informações
Fique sempre atento aos golpes e falsas informações, até o momento, está sendo feito apenas uma proposta no sistema do banco. Ela ficará retida pelo banco, aguardando o INSS autorizar a inclusão/averbação para o pagamento ser efetivado.