Desde o dia 15/11, todos os benefícios do INSS foram bloqueados automaticamente para novos empréstimos consignados. A informação foi confirmada pela Dataprev, que executou o processo durante a virada da folha de pagamento entre os dias 15 e 16 de novembro.
Todo mês, após a virada da folha, os benefícios serão automaticamente bloqueados para consignado — inclusive os que já haviam sido desbloqueados previamente.
Essa ação segue a Portaria publicada em maio, que instituiu um novo modelo de segurança no crédito do INSS.
O desbloqueio agora só pode ser feito via aplicativo Meu INSS, com biometria facial obrigatória para comprovação de identidade.
Essa mudança faz parte de um pacote de medidas preventivas contra fraudes, após a descoberta de um esquema bilionário de descontos indevidos.
Como Desbloquear o Benefício para Consignado (Se Quiser Contratar):
1. Acesse o Meu INSS:
- Pelo aplicativo ou site, faça login com sua conta Gov.br.
2. Pesquise o Serviço:
- Na busca, digite "Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado" ou "solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade".
3. Siga as Instruções:
- Clique em "Avançar", selecione o benefício, e realize o reconhecimento facial (tirando uma selfie) para confirmar sua identidade e concluir o desbloqueio.
Central 135
Se tiver dificuldades ou dúvidas, ligue para a Central de Atendimento 135.
Atenção: Mesmo após o desbloqueio, o benefício será bloqueado novamente no próximo processamento da folha, exigindo que o segurado repita o processo de desbloqueio para cada nova contratação.