NOVIDADES / NOTÍCIAS / INFORMAÇÕES

Bancos retomam consignado do INSS com taxa de juros de 1,97% e do cartão consignado a 2,89%

Depois que o teto de juros foi reposicionado em 1,97% ao mês e do cartão consignado a 2,89%, parte dos bancos vai retomar a concessão de empréstimos consignados para beneficiários do INSS

Taxa de juros oficial, aprovada

- Margem de consignação 35%: teto máximo 1,97% ao mês.

- Margem do cartão consignado de 5%: teto máximo de 2,89% ao mês.

Custo efetivo total

Vale destacar que o CET (custo efetivo total) poderá ser maior, devido aos encargos de IOF e demais custos.

Crédito consciente e transparente

Ao solicitar uma operação de crédito, fique sempre atento a taxa de juros e CET. Se a taxa estiver acima do teto ou em desacordo com o combinado, questione a instituição e não realize a assinatura digital até a devida correção.

Vale sempre lembrar, que a taxa de juros nunca pode ser maior que o teto, se isso ocorrer fique atento, pois pode ser golpe ou poderá ser uma linha de crédito diferente do combinado.

Serviços gratuitos

Nunca faça depósitos ou pix para liberação de valores, pois esta prática além de ser proibida, pode ser golpe. Fique atento.

Reajuste do teto

O teto do consignado foi reajustado em reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) nesta terça-feira (28). O órgão precisou resolver um impasse que ele mesmo gerou ao reduzir o teto de juros além do esperado pelos bancos e financeiras.

Os bancos participaram da reunião feita pelo CNPS nesta terça-feira (28), representados pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mas decidiram se abster da votação sobre o teto de juros.

Isso porque, segundo a entidade, apesar de os juros ainda estar abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito, a proposta ainda representa um importante avanço em relação ao teto anterior, de 1,70%.

"Os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação", informou a federação.

"Caberá a cada instituição financeira, diante de sua estratégia de negócio, avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS no novo teto de juros fixado pelo Conselho de Previdência", completou a Febraban em nota oficial.

29/03/2023 (Atualizado: 29/03/2023 08:10)

Crédito fácil, rápido e seguro.
Solicite uma simulação aos nossos especialistas.
Clique aqui!

Simulação

Este website utiliza cookies a fim de melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade